Descrição da Teoria Burocrática
Burocracia:Forma de organização humana que se baseia na racionalidade. Trata-se da tentativa de formalizar e coordenar o comportamento humano por meio da autoridade racional-legal para se atingir os objetivos da organização.
A Teoria Burocrática apresenta o conceito de autoridade racional-legal como a melhor forma para se atingir os objetivos da empresa. Assim, ela defende que toda organização deve possuir critérios técnicos, legais e de méritos para regular suas relações internas. Para compreender melhor os conceitos de autoridade racional, é importante relembrar os tipos de autoridade:
» Tipos de autoridade:
• Autoridade tradicional: os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. Ex: Pai de família.
• Autoridade carismática: os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior.
Carisma é a qualidade extraordinária que não pode ser recebida em herança.
• Autoridade legal ou burocrática: os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com certos preceitos ou normas que consideram legítimas; Autoridade técnica, meritocrática e administrada (leis e ordens legais).
Características da Burocracia
1 Caráter legal das normas/2 Caráter formal das comunicações/3 Divisão do trabalho/4 Impessoalidade no relacionamento/5 Hierarquização da autoridade/6 Rotinas e procedimentos/7 Competência técnica e méritos/ 8 Especialização da administração - Previsibilidade do funcionamento
Excesso da Burocraria
1 Internalização das normas/2 Excesso de formalismo e papelada/3 Resistência a mudanças/4 Despersonalização dos relacionamentos/5 Superconformidade/6 Exibição de sinais de autoridade/7 Dificuldades com os clientes - Imprevisibilidade do funcionamento
» Vantagens da burocracia:
1. Racionalidade.-2. Precisão na definição e