o trabalho tga
Nomes: Thomas Miotto • Nathalia Vitiello • Melissa Santos • Nathalia Teodorio
• Vinicius Alves
Introdução
A tendência da Teoria Burocrática desenvolveu-se na Administração por volta dos anos 40. Seu objetivo básico era na eficiência organizacional, pois acreditava-se que o detalhamento antecipado das tarefas a serem feitas reduziriam os erros e os custos.
Seu surgimento veio após críticas a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, pela fragilidade e parcialidade, assim gerando a necessidade de um plano organizacional mais amplo e completo.
Max Weber, sociólogo alemão, veio com a proposta da Abordagem Burocrática com o intuito de otimizar e melhorar os processos de uma organização. Extremamente formal, suas características principais se baseiam na documentação de tudo que foi e será feito, caráter formal na comunicação, divisão de trabalho, profissionalização dos participantes, hierarquia da autoridade e todo procedimento que tenha como base leis racionais é considerada burocrática, e são através desses procedimentos que os resultados serão alcançados.
A relevância dessa organização tem como objetivo alcançar e realizar suas funções e projetos. A partir de um sistema estruturado deve ser orientada com o intuito para conquistar suas metas. Com eficiência, o foco sempre está voltado ao aprimoramento de suas estratégias, para que sempre diminua as falhas e desanimo, causado pela frustração nos erros cometidos.
A escolha do tema foi feita porque é a teoria que melhor se encaixa para solução da empresa do nosso estudo de caso, pois a teoria burocrática faz com que toda tarefa realizada passe por um cuidadoso planejamento com o objetivo de anular qualquer tipo de erro por parte dos colaboradores.
A meta desse estudo é melhorar os problemas internos da organização X, que sofre de desorganização nos procedimentos, ausência de normas e regulamentos, assim causando atrito entre o empregado e o morador, e desvalorizando a autoridade do