Engenharia
Método de elevação natural :
Quando a pressão do reservatório (pressão de poro) é relativamente alta, os fluidos nele contidos alcançam a superfície livremente. Ou seja, o fluxo de fluidos é devido unicamente pela energia do reservatório. Poços que produzem por elevação natural, são chamados de poços surgentes.
Método de elevação artificial:
Quando a pressão do reservatório (pressão de poro) é relativamente baixa, os fluidos nele contidos não alcançam a superfície sem que métodos artificiais sejam utilizados para eleva-los.
Utilizando equipamentos especificos, reduz-se a pressão do fundo do poço, sendo assim ocorre um aumento na diferença sobre a pressão de poro, resultando em um aumento da vazão.
Gas Lift
È um método de elevação artificial, que utiliza a energia contida em gás comprimido para elevar os fluidos até a superfície, através da redução da densidade do petróleo produzido.
Vantagens :
1) Não apresentam problemas em poços tortuosos;
2) É propicio para poços que produzem fluidos com alto teor de areia;
Desvantagens:
1) O gás para elevação nem sempre esta disponível;
2) Problemas com segurança devido ao gás em alta pressão;
Bombeio Centrífugo Submerso
Consiste em uma bomba centrífuga instalada no fundo do poço, ou em poços especiais destinados exclusivamente a elas. A energia elétrica para essas bombas, é suprida através de um cabo especial.
Vantagens:
1) Pode elevar grandes volumes de fluidos;
2) É uma simples operação;
Desvantagens:
1) Somente utilizável com energia elétrica;
2) Sensível a produção de areia;
Bombeio Mecânico Com Hastes
É um método de elevação artificial que consiste numa unidade motora (cavalo de pau) instalado na superfície. No poço, uma bomba de fundo é operada por hastes, acionada pela unidade de superfície. A produção ocorre por um processo de pistoneio do poço, devido ao movimento alternativo das hastes.
Vantagens:
1) Pode utilizar gás ou eletricidade como fonte de energia;