monitor de tubo
O que é um monitor?
Monitor é um dispositivo de saída da CPU, também chamado de display, terminal de vídeo, etc.
O que faz um monitor?
Mostra ou exibe palavras e figuras na tela.
Há alguns anos, monitores coloridos para computadores eram considerados frívolos – mais próprios para jogos que para um trabalho real. A maioria dos programas baseavam-se em textos e o texto produzido pelos monitores coloridos era grosseiro e de difícil leitura. Mesmo em aplicações gráficas, os monitores CGA (do inglês color graphics adapter, ou adaptador gráfico colorido), que foram os primeiros monitores coloridos para os computadores DOS, foram seriamente afetados por sua incapacidade de apresentar mais que quatro cores entre dezesseis possíveis na máxima resolução do monitor – uma resolução repleta de zigzags em lugar de curvas suaves e linhas retas.
Hoje, tudo mudou. A cor não é apenas considerada aceitável para a computação profissional, mas é preferível em uma arena computacional que, com ambientes como Windows e OS/2, é cada vez mais gráfico. Os programas de hoje empregam cores não apenas para se tornar mais bonitos, mas para transmitir mais informações.
Os monitores coloridos de hoje são uma imagem distante dos monitores limitados e com cores e gráficos grosseiros de há apenas uma década. Em lugar de quatro cores, uma palheta pelo menos 256 cores é comum e alguns monitores apresentam milhares de cores. Em lugar da resolução mais para esboço de 200 linhas de altura por 640 pixels de largura dos monitores CGA, os modernos monitores proporcionam resoluções de 768 linhas de altura por 1.024 pixels de largura sem grandes esforços. (Um pixel, abreviação do inglês para picture element, ou elemento da figura, é a menor unidade lógica que pode ser usada para construir uma imagem na tela. Um único pixel é criado usualmente por diversos pontos de luz adjacentes. Quanto menos pontos de luz usados para criar um pixel, maior a resolução do monitor.)
O segredo dos