desaforamento
Processo de n. ____________.
Tício (sobrenome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador da cédula de identidade de n. ___________,e CPF n.__________, residente e domiciliado na Rua_________, n.___, Bairro_________, na cidade_______, Estado_______, por meio de seu advogado infra-assinado (procuração anexa), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 427 e 428 do Código de Processo Penal, propor a presente ação de Desaforamento de Processo Crime para a Comarca ________, pelos motivos de fato e de direitos expostos a seguir.
Dos Fatos
Na data ______, o réu Tício, em uma briga, acaba cometendo lesões corporais em Mévio, provocando a sua morte. Ele foi denunciado pela Justiça Pública como incurso no artigo 121 do Código Penal, como consta nos fatos no processo principal acima citado. A decisão de Pronúncia é proferida na data______, ocorrendo em seu respectivo trânsito em julgado. Tal processo espera para ser julgado na próxima sessão do Tribunal do Júri da mencionada Comarca, na data_______.
Ambos são naturais da mesma Comarca, mas a vítima é personalidade notória desta. Cuja família é muito tradicional e exerce muitas influências sociais e políticas na cidade. O irmão da vítima é, inclusive, atual Prefeito Municipal da cidade, muito querido e respeitado pela população. Além disso, Tício, é vinculado ao Partido ______, de ideologias políticas contrárias ao Partido ______, no qual a família da vítima pertence.
Do Direito
Prevendo a possibilidade dos jurados serem influenciados pela grande idoneidade que a família da vítima oferece, a defesa resolve requerer o desaforamento do presente processo crime, para que ele possa ser julgado em outra Comarca, em que os jurados poderão fazer uma analise neutra da situação, o que irá assegurar a busca pela Justiça e Verdade Real do caso.
O risco da