DESAFIOS LITERARIOS
2014
DESAFIOS LITERÁRIOS
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Introdução aos Estudos Literários II, como requisito para obtenção da nota referente à avaliação final do 2º Semestre.
DESAFIOS LITERÁRIOS
DESAFIO I: Reflexão sobre autoria e texto da citação "Livros não mudam o mundo. Livros mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo", ora atribuída ao poeta gaúcho Mario Quintana, ora ao tribuno romano Caio Gracco.
Após diversas pesquisas realizadas, com o intuito de descobrir a fonte da citação “Livros não mudam o mundo. Livros mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo”, foram verificadas diversas controvérsias, haja vista, um ou outro canal divergir quanto a sua autoria. Tendo em vista não haverem literaturas, entrevistas ou qualquer outro material confiável, que contenha o registro deste dado, conclui-se não ser conveniente atribuí-lo a um autor específico, até que haja fonte fidedigna, que comprove quem foi, de fato, o seu criador. Compreende-se, com isso, se tratar de um texto apócrifo, no que tange tanto a Mario Quintana, quanto a Caio Gracco.
É obvia a relevância da frase, no instante em que é contextualizada socialmente, quando se percebe a importância da literatura no processo de construção e aprimoramento do saber, da elevação do pensamento crítico do leitor. De sorte que os livros, ao serem explorados e absorvidos, se tornam instrumentos de condução dos pensamentos e ações humanas, que tendem ser balizados e conduzidos com maior eficiência e eficácia, em vista da construção e realização dos objetivos idealizados. Isto pode ser constatado nas sociedades européias, por exemplo, em que, historicamente, os indivíduos, sobretudo os da realeza, são instruídos e incentivados a potencializar seus conhecimentos, a partir do acesso a conteúdos literários, direcionados ou não