dsfsdfdsf

4620 palavras 19 páginas
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
ARQUIVO ABERTO

MEMÓRIAS QUE VIRAM HISTÓRIAS

O maior leitor do mundo

Santos, 2005

JOSÉ LUIZ TAHAN

QuE livreiro não gosta de receber em sua loja um grande leitor? Não é que foi acontecer comigo, dono de uma pequena livraria de rua, em Santos, a uma hora de São Paulo, receber "o" maior leitor?

O bibliófilo José Mindlin reuniu mais de 40 mil livros ao longo da vida, tendo lido mais de 8.000 deles, segundo seus cálculos. Natural que meu então sócio, José Roberto Torero, e eu o chamássemos para um dos encontros literários mensais com figuras do meio literário que realizávamos na livraria.

Em 2005, o voraz leitor nos presenteou com uma tarde inesquecível. Mindlin era uma simpatia. Beirando os 90, conversou, animado, com clientes e funcionários.

Brincou com a moça do café, propondo um desafio para ele mesmo: se não resistisse a um docinho português exposto na vitrine, comeria de imediato; caso resistisse por meia hora, venceria o desafio e teria como prêmio... o docinho português. Em seguida pediu o doce, com o sorriso aberto -tinha perdido o desafio.

Contou bastidores de publicações. Lembrou a batalha entre herdeiros da Cecília Meireles e contou como saiu em defesa da artista Renina Katz pela autorização de sua versão ilustrada do "Romanceiro da Inconfidência", editado pela Imprensa Oficial paulista.

Examinou, com sua visão limitada, as prateleiras da nossa pequena livraria, de 50 m² em cada um dos dois andares. Separou sete livros, e me senti lisonjeado e surpreso quando ele disse, com empolgação, nunca ter ouvido falar daqueles lançamentos.

Fizemos um acordo. O primeiro volume da coleção das "Mil e Uma Noites" traduzida direto do árabe e editada pela Globo, tinha acabado de sair. O combinado foi enviar para seu escritório cada novo volume -era sair um deles e pronto, correio para o Brooklin, em São Paulo, onde ficava sua biblioteca.

O segundo volume saiu um ano depois, e,

Relacionados

  • Por favor, não abram e merda nenhuma.
    301 palavras | 2 páginas
  • restaurante prevenção
    412 palavras | 2 páginas