Desafio de aprendizagem
Desafio de aprendizagem
Introdução
A organização da educação brasileira é um analise crítico ao nosso sistema educacional, observamos algumas alterações sofridas por emendas constitucionais e lei especifica para regulamentar esse sistema.
São três os sistemas educacionais no Brasil: Federal, Estadual e Municipal que devem atuar em regime de colaboração. A Atual estrutura e funcionamento da educação Brasileira decorrem da aprovação da Lei de Diretrizes Gerais da constituição federal 1988, bem como a respectivas emendas constitucionais em vigor.
No decorrer da exposição dos níveis e modalidades de ensino, será possível observar o caráter flexível da legislação educacional vigente, levando se em conta a autonomia conferida ao sistema de ensino e a sua respectiva redes. Ressalta – se ainda o momento de adaptação educacional recente, Atualmente a educação escolar compõe-se de:
Educações básicas, formadas pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior.
Há duas formas fundamentais de construção, de organização e desenvolvimento de um Sistema. Um procura destacar os aspectos estáticos, harmoniosos da organização, a outra salienta o caráter dinâmico, as possibilidades de mudanças nos sistemas.
Explanaremos os avanços da LDB na educação.
É importante citar artigos da constituição Federal de 1988 direcionados a educação Brasileira.
Muito se fala sobre competências, aonde se predomina a idéia do aprender a aprender. A intensificação desse debate deu-se a partir da década de 1980, no contexto da crise do capital e da busca para sua superação, se contrapondo a idéia de qualificação profissional, diluindo a especificidade do trabalhador no mercado de trabalho.
Qualidade de ensino é um termo difícil de ser definido, uma vez que aquilo que para um é qualidade, para o outro pode não ser. Este tema assumiu, nos últimos anos, um papel central nas discussões acadêmicas e na formulação e execução de políticas educacionais, tudo