Pim lo
GRUPO OU EQUIPE
“A equipe certa não garante a produtividade, mas a errada a destrói. ”
Peter Drucker
Ninguém vive isolado, nem pretende existir no vácuo. Há pessoas das quais dependemos mais do que se possa, superficialmente, avaliar.
Todos nós vivemos e pertencemos a diferentes grupos: família, grupo do trabalho, do clube, do futebol e outros.
Grupo: 1. Um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influência e é influenciada pela outra; 2. Conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si para alcançar uma ou mais metas em comum. As pessoas formam grupos por 3 principais razões: 1) Necessidade: inclui desde aquelas relacionadas à sobrevivência do ser humano até os anseios de estima e/ou
“status”; 2) Desejo de Proximidade: está ligado à atração que as pessoas exercem umas sobre as outras e à possibilidade que elas têm de confirmar suas crenças e valores; e 3) Desafios: faz com que as pessoas se reúnam para tentar superar coletivamente suas dificuldades.
Dentro de uma organização os grupos podem ser formais ou informais:
1) Grupos Formais: são aqueles designados pela organização para executarem tarefas relacionadas aos objetivos organizacionais.
2) Grupos Informais: são aqueles que emergem a partir das relações
“naturais” entre as pessoas e podem ter um impacto positivo no desempenho do trabalho e ajudar a satisfazer as necessidades pessoais de seus integrantes. São os seguintes:
Grupos de Interesse – as pessoas se juntam em torno de uma causa comum. Grupos de Amizade – desenvolvem-se por razões pessoais, interesses comuns e assuntos alheios ao trabalho.
Grupos de Apoio – os integrantes se ajudam mutuamente.
Equipe: 1. Um tipo especial de grupo em que, entre outros atributos, evidencia -se elevada interdependência na execução das atividades; 2. Grupo de pessoas que trabalham