Desafio da aprendizagem a distância
Introdução
Com o advento da internet, e graças as Tecnologias de Comunicação e Informação, possibilitaram uma nova forma de aprendizagem, e abriu novas possibilidades para a prática pedagógica, além do modelo tradicional já existente.
Surge o EaD, um novo tipo de modalidade alternativa com flexibilidade de ensino,não somente para atender a demanda social, mas as diversidades de qualificação rompendo as barreiras de tempo e espaço.
Neste novo patamar, o docente não está mais face a face com aluno, a mediação é alicerçada através de recursos didáticos tecnológicos, das novas tecnologias digitais.
São desenvolvidos AVA’s, Ambientes Virtuais de Aprendizagens, que geram a interação, cooperação e produção de conhecimentos, através da utilização de mídias, de forma síncrona e assíncrona.
O papel do professor torna-se mais complexo, desenvolvendo parceria com o tutor, principal elo de ligação com alunos, através do apóio da equipe multidisciplinar, garantindo a qualidade no processo de conhecimento, através de ações de diversos recursos didáticos, proporcionando uma aprendizagem independente e flexível.
Nesse processo interativo, o aluno é o construtor do saber e os orientadores mediadores responsáveis para facilitar a transformação das informações.
A educação é um desenvolvimento das faculdades físicas e intelectuais do ser humano, o que significa dizer que a educação deve contribuir para o desenvolvimento global da pessoa. Todo ser humano deve ser propenso para elaborar pensamentos autônomos e críticos para formular seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida. Conclui-se que a educação é um processo contínuo, que acontece para toda vida, pois o conhecimento não é transmitido, mas sim construído pelo homem na sua relação com os outros e com o mundo.
Diante desta visão conclui-se que a