Dependencias/comportamentos desviantes
CIS - Ano Lectivo 2013/2014
Dependências
Introdução No âmbito da disciplina Comunidade e intervenção social, do 12ºano, do curso Técnico de Apoio Psicossocial, no módulo IV, intitulado Comportamentos desviantes, o professor Manuel José sugeriu-nos a realização de um trabalho de grupo. Começamos por nos organizar em grupos de trabalho, seguidamente, de uma lista fornecida pelo professor escolheu o tema que temos de abordar. O nosso tema é a “Dependências”. Este trabalho será constituído por uma parte escrita e oral. Para realizar este trabalho vamos pesquisar informações sobre a dependências na internet e em livros da biblioteca da escola. Após a recolha do material procederemos á sua organização e redigiremos o trabalho em grupo. Esperamos ficar a conhecer mais sobre o mesmo.
Drogas
São definidas como toda uma substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos.
A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose.
As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reacções do organismo à falta da droga.
Tipos de drogas
Drogas Naturais
Maconha é uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.
Ópio é uma droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vómitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.
Psilocibina é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em