sr mjcerqueira

479 palavras 2 páginas
Matriz de Identificação/Caracterização de Grupo de Risco

Dimensões
Identificação e Caracterização de Grupo de Risco
Território
Concelho de Ovar
Caracterização do Contexto/Território
Ovar, um dos 19 Concelhos do Distrito de Aveiro, situa-se na faixa litoral, é banhada pelo Oceano Atlântico numa extensão de cerca de 20Km, tendo a nascente os concelhos de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Estarreja, a norte o Concelho de Espinho (Região Norte) e a sul a Ria de Aveiro e concelho da Murtosa. Encontra-se servido por um conjunto de vias rodoviárias que permitem o acesso rápido dentro da sua área Concelhia e entre concelhos, nomeadamente aos centros urbanos do Porto e Aveiro (A1; A29, EN 109, entre outros). Dispõe, também, de caminho-de-ferro, que se torna um meio de comunicação privilegiado para as deslocações no interior e para o exterior do Concelho.
O território em análise abrange 8 freguesias: Arada, Cortegaça, Esmoriz, Maceda, Ovar (sede de Concelho), S. João de Ovar, S. Vicente de Pereira e Válega.
A população jovem (0-24) constitui uma fatia significativa deste território (18 072). E, se acrescentarmos a população ativa (25-64), facilmente se percebe o Universo (48 325) potencial de intervenções. Convém referir que, dadas as características de sazonalidade deste território, a esta população aumenta exponencialmente durante a época balnear.

Dimensão do Grupo
O grupo de risco é constituído por crianças e jovens sinalizados pela CPCJ de Ovar, de acordo com os dados de 2012, existiram 162 aberturas de processos, 43 reaberturas de processos e ativos estavam 93 processos.
Este grupo de crianças e jovens é sinalizado maioritariamente pelas escolas do Concelho de Ovar, sendo que os maiores fatores de sinalização são o abandono e absentismo escolar e o fato do menor assumir comportamentos desviantes, sobretudo o consumo de substâncias ilegais em idades muito precoces.

Indicadores Sociodemográficos
Idade dos indivíduos
Crianças e

Relacionados