dependencia quima no trabalho
É no trabalho que o dependente químico passa a maior parte do dia, sendo assim nada mais justo que o auxílio parta também do empresário, visando a melhoria da qualidade de vida de seu empregado, bem como a garantia de maior sucesso com seu negócio.
Não é mais novidade para ninguém que a “DEPENDÊNCIA QUÍMICA” (termo genérico para o uso patológico de álcool e outras drogas), constitui hoje, um dos mais sérios problemas de ordem BIOPSICOSSOCIAL da humanidade.
Também já é notória que á “DEPENDÊNCIA QUÍMICA” não é apenas uma particularidade das classes mais baixas da sociedade, atingindo também e com grande incidência nas classes mais privilegiadas.
Estima-se hoje que 20% ou mais de uma população é portadora da “DEPENDÊNCIA QUÍMICA e o mais impressionante são os dados revelados pela ORGANIZAÇÃO MUNIDAL DE SAÚDE:
70 % das pessoas que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas e,
63 % das pessoas que fazem uso de drogas ESTÃO EMPREGADAS.
Tais números apresentados acima justificam as infinidades de problemas que as empresas vêm enfrentando com seus funcionários que fazem parte de um grupo de pessoas doentes que necessitam de ajuda na PREVENÇÃO, CONTROLE e TRATAMENTO da DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
Abaixo apontamos alguns fatores bastantes negativos relacionados aos empregados que fazem uso de bebidas alcoólica e/ou drogas:
v Risco de Acidentes de Trabalho: 5 Vezes mais; v Risco com acidentes de carro ou doméstico - 9 Vezes mais; v Chances de provocar acidentes de trabalhos envolvendo colegas - 3,6 Vezes mais v Atrasos - 3 Vezes mais; v Faltas – 3,5 Vezes mais; v Assistência Médica - 3 Vezes mais; v Demissões - 2,2 Vezes mais.
FONTE FISP – AMA/USA
DEMAIS PROBLEMAS RELACIONADOS Á DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
v Baixa Qualidade de Trabalho;
v Perda de Produtividade
v Baixa motivação do empregado;
v Perca de Materiais;
v Danos em Equipamentos;
v Atrasos;
v Saídas em meio ao expediente;
v