Embriologia cap. 1 ao 9
Introdução à Embriologia Humana
Estágios do Desenvolvimento Humano Importância da Embriologia Aspectos Históricos Termos Descritivos Questões de Orientação Clínica
1
2 ■ INTRODUÇÃO A EMBRIOLOGIA HUMANA * O desenvolvimento humano é um processo contínuo que começa quando um ovócito de uma mulher é fertilizado por um espermatozóide de um homem. O desenvolvimento envolve muitas modificações que transformam uma única célula, o zigo- to (ovo fertilizado), em um ser humano multicclular. A maioria das transformações do desenvolvimento ocorre antes do nascimento, mas mudanças importantes também ocorrem durante os períodos posteriores do desenvolvimento: infante, infância, adolescência e maturidade (adulto).
A embriologia humana é a ciência que estuda a origem e o desenvolvimento de um ser humano de um zigoto até o nascimento de um infante. O estudo da embriologia cobre o espaço entre o desenvolvimento pré-natal e a obstetrícia, medicina pe- rinatal, pediatria c anatomia clínica.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Apesar de o desenvolvimento humano ser, em geral, dividido em pré-natal (àntes do nascimento) e pós-natal (após o nascimento), o desenvolvimento é um contínuo que se inicia na fertilização (concepção). O nascimento é um acontecimento dramático no desenvolvimento, que resulta em uma mudança no ambiente. O desenvolvimento não cessa com o nascimento', importantes mudanças do desenvolvimento ocorrem após o nascimento — a formação dos dentes e, nas mulheres, as mamas, por exemplo. A maioria das transformações do desenvolvimento já terminou aos 25 anos. Os estágios do desenvolvimento que ocorrem antes do nascimento estão ilustrados nas Etapas do Desenvolvimento Humana Pré-natal (Figs. 1.1 e 1.2). A seguir, apresentamos uma lista explicando os termos usados nestas figuras e nas discussões subseqüentes.
Terminologia Embriológica
A maioria dos termos embriológicos origina-se do latim (lat.) ou do grego (gr.). A compreensão da origem dos termos ajuda, com