Densidade
CT - Centro de Tecnologia
DTCC – Departamento de Tecnologia da Construção Civil
Laboratório de Hidráulica
Disciplina: Mecânica dos Fluidos
Densidade de líquidos
(experiência 01)
Alunos:
Arthur Felipe Joseph Fonseca Neves
10111249
João Paulo de Oliveira
10121108
Antônio Nereu Cavalcante Filho
10121137
João Pessoa – PB Dezembro de 2003
1-Introdução
A densidade de uma dada substância costuma ser indicada pela letra grega ou pelo símbolo dt onde t é a temperatura na qual a densidade foi determinada. No processo de determinação da massa específica de líquidos, podem ser adotados uma certa variedade de instrumentos, que são empregados segundo a finalidade de cada ensaio. Cada instrumento possui características distintas, porém a grande maioria utiliza a definição de empuxo e do princípio de Arquimedes como base.
Os instrumentos mais comumente utilizados são:
Picnômetro: que é um recipiente construído para permitir a determinação do peso de um volume conhecido de liquido;
Densímetro, aparelho que proporciona a leitura direta da densidade do líquido, onde sua escala pode ter graduação em: g/ml, g/cm³ e kg/m³ ou ºGL. Quando esse é graduado em ºGL, dar-se o nome específico de alcoômetro.
Balança de Mohr e Westphal é baseada no princípio de Arquimedes. Este instrumento apresenta índices de precisão bastante satisfatórios nos cálculos da massa específica dos líquidos.
Visto esses aparelhos, iremos discutir os procedimentos para a realização dos ensaios utilizando cada um deles, bem como os resultados obtidos e as possíveis interferências que possam causar divergências entre esses resultados.
2 -Objetivo
Nos processos industriais e trabalhos científicos, é freqüentemente necessário conhecer a massa específica (ou densidade) de certos materiais. Os materiais são comumente classificados como sólidos, líquidos e gases,