Vitaminas Hidrossoluveis
As vitaminas são compostos orgânicos não relacionados quimicamente, que não podem ser sintetizados por humanos em quantidades adquadas e, portanto , devem ser supridos pela dieta. Nove vitaminas ( ácido fólico, cobalamina, ácido ascórbico, piridoxina, tiamina, niacina, riboflavina, biotina e ácido pantotênico0 são classificadas como hidrossolúveis, ao passo que quatro vitaminas (vitaminas A, D, K,E) são lipossolúveis. As vitaminas são necessárias para a execução de funções celulares específicas. Por exemplo, muitas das vitaminas hidrossolúveis são precursoras de coenzimas para as enzimas do metabolismo intermediário. Em contraste com as vitamina hidrossolúveis, somente uma vitamina lipossolúvel ( vitamina K) tem funções de coenzimas. As vitaminas lipossolúveis são liberadas, absorvidas e transportadas com a gordura da dieta. Elas não são facilmente excretadas na urina, e quantidades significantes são armazenadas no fígado e no tecido adiposo. De fato, o consumo excessivo de vitaminas A e D, acima das recomendações dietéticas de referencias (IDR). Pode levar ao acúmulo de quantidades tóxicas desses no composto.
2. VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS.
B9 – Ácido Fólico:
O ácido fólico ( ou folato ), que desempenha um papel – chave no metabolismo dos grupos de um carbono, é essência para a biossíntese de vários compostos. A deficiência deste é provavelmente a deficiência viramínica mais comum nos EUA, principalmente em mulheres grávidas.
O tetra-hidrofolato (folato reduzido ) recebe fragmentos de um carbono de doadores , como a serina, a glicina e a hisdina, e os transfere para intermediários de síntese de aminoácidos, purinas e monofosfato de timidina (TMP), uma pirimidina encontrada no DNA.
A vitamina B9 é encontrada em vegetais, laranja, nozes, legumes e cereais. B 12 - Cobalamina
Em humanos, a vitamina B12 é necessária para duas reações enzimáticas essenciais: a remetialização de homocisteína em metionina e a isomerização das metilmalonil –