Vitaminas Hidrossoluveis
São solúveis em compostos polares. As vitaminas hidrossolúveis são a C e a família do complexo B. Estas têm menos problemas na absorção e transporte. Não podem ser armazenadas, exceto no sentido geral de saturação tecidual. As vitaminas B funcionam principalmente como coenzimas no metabolismo celular. A vitamina C é um agente estrutural vital. As Vitaminas Hidrossolúveis são solúveis em água, são difíceis de armazenar porque o excesso é eliminado pela urina. Essas substâncias são solúveis no plasma sanguíneo e por isso não necessitam de compostos carregadores.
2 Vitaminas Hidrossolúveis
B9 (ácido fólico)
A sua história liga-se de perto à da Vitamina B12. Cozinhar muito os alimentos pode destruir até 90% do seu conteúdo em ácido fólico.
Utilidade: Antes da concepção e na gravidez, a futura mãe deve tomar esta vitamina, para evitar más formações no sistema nervoso da criança. Esta vitamina atua em conjunto com a vitamina B12. Onde se encontra: Alimentos frescos, carnes, verduras escuras, cereais, feijões e batatas. Cerveja, gema de ovo, fígado, tâmaras secas, peixes (principalmente atum e salmão), ostras e cítricos. Se faltar gera malformações nos bebês ao nível do cérebro e do sistema nervoso, tendo influencia de nascer prematuro. Nos adultos causa anemia e inflamações gastrointestinais. Por causa da má alimentação. Junto com a falta de Vitamina B12 causa vertigens, cansaço, perda de memória, alucinações e fraqueza muscular. Se houver em excesso o ácido fólico oral não é tóxico.
Principais Beneficios
Formação de DNA, formação e maturação de glóbulos vermelhos e brancos.
Fontes
Verduras de folhas verdes (espinafre, brócolis), cereais, legumes, vísceras, feijão
B1 (tiamina)
A vitamina B1 foi à primeira do complexo B a ser descoberta. O beribéri, a doença que a sua falta provoca, aumentou no século XIX, na Ásia, ao começar a produzir-se o arroz polido. Em 1880, o almirante da marinha japonesa Takaki provou que a causa do