Teor de umidade do solo
(NBR 6457)
Introdução:
Os solos são constituídos de um conjunto de partículas com água (ou outros líquidos) e ar nos espaços intermediários. As partículas de maneira geral podem deslocar-se entre si. Em alguns casos podem ocorrer pequenas cimentações, mas de grau extremamente baixo, quando comparada aos cristais de rochas e de concreto. O estudo da Mecânica dos Solos diferencia-se daquele idealizado na Mecânica dos Sólidos Deformáveis, pois o comportamento dos solos define-se pelo movimento entre as partículas.
Objetivo: O objetivo do ensaio é determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de. A umidade, como será visto mais adiante, é importante para a determinação de outros índices físicos: limite de liquidez e limite de plasticidade.
Materiais Utilizados:
Equipamento Speedy
Solo
Balança
Procedimentos para determinação de W
1) Coloca-se em uma capsula de alumínio de peso (Wc) uma quantidade de solo( em geral 10 g a 50g ) pesa-se o conjunto W¹.
2) Leva-se este conjunto para uma estufa com temperatura entre 105ºC – 110º C .Após 24 horas, pesa-se novamente o conjunto, obtendo o peso W²
3) O teor de umidade pode então ser calculado como :
a) Cápsula – Wc
b) Cápsula + Solo + Água – W¹
c) Cápsula + Solo seco – W²
d) Água – Ww = W¹ - W²
e) Solo seco – Ws = W² - Wc
f) Teor de Umidade – W(%) = (Ww / Ws) x 100
4) As pesagens todas feitas com a mesma balança, devem ser realizadas com aproximação de 0,01g.