Densidade
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FISICA A
DENSIDADE
CARLOS EDUARDO SCHENEIDER
GUSTAVO CALZA
JOÃO FRANCISCO
MATEUS BERTUOL MARTINS
MICHEL CAVALHEIRO
RUDI PAULO MENDO
VITOR COLPANI
Prof.ª. FERNANDA MORO
ERECHIM
2013
1. OBJETIVO
A presente aula teve como objetivo determinar a densidades dos presentes materiais, sendo esses diferentes em sua composição química e em suas dimensões.
2. INTRODUÇÃO A densidade é uma grandeza que expressa à razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. É também uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:
Densidade (ou massa específica) (d) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (seja ele sólido, liquido ou gasoso). A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/ml). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por: d=m v Conforme se observa na expressão matemática da densidade ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Para entendermos como isso se dá na prática, pense, por exemplo, na seguinte questão, o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão? Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o “peso” deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito menor que 1 kg de