Densidade e variações volumétricas
2. OBJETIVO:
Aprender as técnicas de massa, volume e temperatura e aplicar esses conhecimentos na determinação da densidade de um material em solução. Verificar no laboratório alguns tipos de reações químicas via seca e úmida
3. RESUMO:
Pesam-se três placas de metal e ver em água tem maior densidade. Aquecer uma cápsula de porcelana com controle do oxigênio e percebe-se que com muito oxigênio a porcelana fica com fuligem. A fita de magnésio ao ser aquecido no bico de Bunsen torna-se o óxido de magnésio. O sulfato de cobre ao ser aquecido fica branco e ao ser esfriado a adicionado água torna-se novamente azul criando uma reação exotérmica. Um fio de Ni-Cr limpo com HCL e molhado com Nacl e colocado no bico de Bunsen a chama alaranjada,serve para obter a identificação de íon de sódio. Misturando Nitrato de prata com cloreto de sódio formando clorato de prata. Nitrato de ferro mais tiocianato de amônio formado tiocianato de ferro III.
4. INTRODUÇÃO:
O Relatório consiste em duas experiências distintas, a primeira, por sua vez, aplica-se em determinar a densidade de uma placa de zinco, de cobre, e de alumínio, observando as variações volumétricas e são analisadas somente por inserção de substâncias sem dissolução. Enquanto as reações de obtendo os resultados através dos cálculos baseados na formula: densidade = massa/volume.O segundo experimento destina-se na observação de reações químicas de vias secas e vias úmidas. Onde as reações de secas vias úmidas são verificadas em solução. Por outro lado, ambas são avaliadas em aquecimento sobre as variadas chamas do Bico de Bunsen.
PARTE A: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
5. MATERIAIS E MÉTODOS
(5.1) Materiais utilizados:
Balanças analíticas, proveta,
(5.2.) Reagentes utilizados:
Placa de zinco, placa de cobre, placa de alumínio, água destilada.
(5.3.) Procedimento:
Parte A
A1) Determinação da densidade:
Pese as três placas, e anote sua massa. Em seguida,