Responsabilidade social
ANDRESA SANTOS
CRISTIANE MOURA
MARA RUBIA
PRISCILA DE SANTANA
TAYLA COSTA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Osasco
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 1 O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL? 4 1.1 Responsabilidade Social Corporativa 4 2 INCLUSÃO SOCIAL 7 2.1 Inclusão de portadores de deficiência na empresa 7 3 CERTIFICAÇÕES 8 3.1 ISO 8 3.2 SA 8000 9 4 DESCARTE DE RESÍDUOS 11 4.1 Guia do descarte correto 11 CONCLUSÃO 19
INTRODUÇÃO
Vivemos um momento que muito se fala sobre responsabilidade social. No entanto, de concreto quase nada acontece. São várias as diretrizes que orientam qual deve ser a conduta que uma organização deve adotar para efetivamente praticar a responsabilidade social. Ser socialmente responsável é atender às expectativas sociais, não ocultando quaisquer ações, em especial as inerentes às atividades profissionais correlatas. É também manter a coerência entre o discurso e a prática, o que serve de instrumento para a existência de um relacionamento da instituição com seu público. Outro aspecto importante é a Missão, quase sempre transformada em um quadrinho que enfeita as paredes das instituições. Embora simples, a missão identifica as metas e as aspirações de uma organização. Ela deve expressar sua cultura, agregando valores e incentivando todos os envolvidos no seu ambiente: proprietários, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.
Em síntese, construir uma postura socialmente responsável nada mais é do que respeitar os direitos, os valores e os interesses dos que, de alguma forma, interagem com o seu meio.
1 O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL?
Responsabilidade social é a forma de conduzir os negócios de uma empresa de tal modo que esta se converta em co-responsável pelo desenvolvimento social. É comprometer-se com a sociedade e o meio ambiente em que nos desenvolvemos, não ser um observador dos problemas que atingem nosso país senão conseguir ser um agente ativo de mudança.
Há um