Química - medidas
Experimento nº1
Autores: Gabriel Bastos de Mattos
Título: Medidas
Resumo: A partir de alguns experimentos feitos em laboratório podemos observar alguns tipos de variações e precisão de medidas. Como por exemplo, a densidade de um corpo, a medida de temperatura da água em diferentes situações e a precisão das vidrarias volumétricas.
Em nosso primeiro experimento tivemos como objetivo: * Determinar a densidade de um corpo de prova através da variação de volume em um líquido; * Comparar temperatura da água pura e com outras substâncias adicionadas; * Comparar a precisão das vidrarias volumétricas.
Introdução:
No início dos nossos estudos temos uma pequena noção teórica sobre os assuntos químicos. Para atingirmos uma comprovação desse nosso conhecimento é necessário prática, e junto dela há a apresentação de alguns tipos de equipamentos de medidas para alcançarmos a maior precisão e exatidão em nosso trabalho. Apresentamos agora alguns conceitos muito importantes de precisão e exatidão, que são termos bem confundidos na área laboratorial:
Precisão: Tem a ver com várias medidas de uma mesma grandeza (volume, massa, pressão ou outra qualquer) cujos valores obtidos sejam concordantes, ou seja, sejam parecidos. Quanto mais parecidos, mais precisas terão sido aquelas medidas. Por exemplo, suponha que estamos interessados em avaliar a precisão de duas balanças analíticas, A e B. Para isso, dispomos de um pesinho de 10,00 gramas que, repetidamente, colocamos sobre o prato delas e fazemos a leitura nos seus displays. Digamos que nas três primeiras leituras, tenhamos obtido os seguintes valores.
Exatidão: É o quanto um valor experimental se aproxima do valor esperado. Por exemplo, se eu tenho um frasco que apresente uma linha desenhada indicando que seu volume é de 50 ml, ao adicionarmos um líquido em seu interior até atingir aquela marca, esperamos que de fato tenhamos 50 ml de líquido. Todavia, por inúmeras