Técnicas e medidas de massa, volume e calibração
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
TÉCNICAS E MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E CALIBRAÇÃO
Ana Lucía Gonsalves Santos
Andréa Lee Moura Marques José Irlan Andrade Santos
Pablo Rafael
Relatório Científico Referente à Disciplina Laboratório de Química
São Cristóvão, 14 de Maio de 2012. 1. OBJETIVO
Familiarização com as técnicas de medidas através do uso das vidrarias específicas, além da aprendizagem das técnicas de calibração de material volumétrico através da calibração de pipetas.
2. INTRODUÇÃO
Muitos estudantes pensam que a densidade é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre massa e no volume de uma substância, mas esse conceito é muito mais amplo e está relacionado a outros, como compressão e empacotamento. Por exemplo, quanto maior for o empacotamento dos átomos, mais densa é a substância. Da mesma forma, quanto maior for a compressão sobre um objeto, maior será a sua densidade.
Para os mais variados experimentos, a escolha da técnica adequada é de extrema importância para qualquer analise quantitativa, porém se o desenvolvimento dos experimentos for realizado aleatoriamente sem os devidos cuidados, como por exemplo, o desenvolvimento da pureza dos reagentes e soluções, a utilização de aparelhos e vidrarias inadequadas, os resultados obtidos não apresentarão uma boa confiabilidade. Sendo assim, o analista tem que estar atento a esses fatores, além desses, tomar precauções com a limpeza do material a ser utilizado, verificar sempre se os aparelhos estão calibrados como decorrência os seus resultados serão confiáveis.
3. REVISÃO DA LITERATURA
3.1 Densidade
A densidade é um conceito que foi construído pelo pensamento científico para medir a quantidade de matéria concentrada em um determinado volume.
No nosso dia-a-dia, observamos que algumas coisas são mais leves ou mais pesadas que outras. Observamos também que, quando comparamos objetos