Relatorio Quimica QUANTITATIVA 4 SEMESTRE
COLEGIADO DE FARMÁCIA
EVLIN SPÓSITO ARRUDA
REVISÃO DE TÉCNICAS DE MEDIDAS DE VOLUME E CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
AGOSTO/2015
EVLIN SPÓSITO ARRUDA
REVISÃO DE TÉCNICAS DE MEDIDAS DE VOLUME E CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS
Trabalho elaborado pela disciplina de Química Analítica Quantitativa Farmacêutica a ser apresentado como avaliação parcial da 1ª unidade, do 4º semestre do curso de Farmácia vespertino.
Orientador: M. Sc. Jarbas Rodrigues
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
AGOSTO/2015
RESUMO
O trabalho apresentado desenvolveu-se no laboratório de Química Analítica, da FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste. Nos ensaios químicos, a escolha da vidrarias volumétricas é um fator determinante para a exatidão da medição de volumes, podendo gerar erros significativos caso estejam descalibradas. Estas devem ser calibradas de acordo com a freqüência do uso de cada vidraria. Portanto, o objetivo principal deste trabalho foi realizar a aferição da Bureta e Pipeta graduada com base em equações de correção de massa de água, flutuabilidade e temperatura. Também se comparou a precisão e exatidão de medidas de volume obtidas com distintas vidrarias – proveta e pipeta, onde obteve a média, desvio padrão e os valores esperados para cada uma, pois as medidas podem ser precisas sem serem exatas, devido a algum erro sistemático, o ideal é que as medidas sejam precisas e exatas. A precisão de uma medida pode ser melhorada aumentado-se o numero de determinação de uma medida e fazendo-se o valor médio das mesmas.
Palavras-Chave: Exatidão. Calibração. Precisão.
ABSTRACT
The work presented was developed in the Analytical Chemistry Laboratory, the FAINOR - Northeast Independent School. In chemical testing, the choice of volumetric glassware is a determining factor for the accuracy of measuring volumes, which may cause significant errors if they are descalibradas. These