Relatorio de calibracao
Na aula de Experimento 01 foi visto sobre medição de volumes que enfatiza as técnicas utilizadas no laboratório, o que foi feito e o porque de cada passo realizado no experimento.
Abaixo alguns conceitos de vários termos utilizados durante todo o experimento.
Volume: é o espaço ocupado por um corpo, ou seja, podemos encontrar volumes em três dimensões e pode ser expresso em várias unidades de medidas, como por exemplo, litro (l), mililitro (ml), centímetros cúbicos (cm³), metros cúbicos (m³), etc.
O volume tem propriedades extensivas, ou seja, depende da massa da amostra, pois dois materiais diferentes com pesos iguais dependem do seu espaço no qual será inserido, depende da massa da amostra.
Na medida de volume de um líquido, compara-se seu nível com os traços marcados do aparelho. Lê-se assim o nível do líquido, baseando-se no menisco que é a superfície curva do liquido. E para que essa leitura seja realizada no experimento deve-se obedecer a posição do menisco, determinando com precisão a leitura do volume da água destilada utilizada no experimento.
Massa: é a quantidade de matéria existente em um corpo e suas unidades de medidas podem ser expressas em miligramas (mg), gramas (g), quilogramas (kg), toneladas (t), etc. A massa aferida e utilizada no experimento foi usada em miligramas com o auxílio da balança analítica.
Densidade: A densidade é a relação entre a massa e o volume de determinado material em qualquer estado físico da matéria. Sua unidade de medida é expressa de acordo com a unidade de medida da massa e do volume. A densidade é uma propriedade intensiva, ou seja, ela não depende da massa da amostra.
Temperatura: é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. Utiliza-se para medir a temperatura um termômetro e a unidade de medida usada são encontradas em três escalas: Celsius (ºC), Kelvin (K) e Fahrenheit (ºF). A temperatura no experimento