Medições de Densidade
Experimento 1
-
Química Geral Experimental | QG 109 (C)
LQ 04
Data da experiência: 09 de março de 2012
Entrega: 16 de março de 2012
_____________________________________________________________________________
THAÍS TAMYE MARQUES
(RA)
137686
WILLIAM MORENO OLIVA
(RA)
137893
Professores Responsáveis
Prof. Dr. Fernando Aparecido Sígoli (DQI) | Coordenador
Prof. Dra. Maria do Carmo Gonçalves (DFQ)
Prof. Dr. Roberto Rittner Neto (DQO)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Instituto de Química
IQ – UNICAMP
____________________________________________________________________________
Campinas, São Paulo, Brasil
1º Semestre / 2012
1. INTRODUÇÃO
Em geral, associa-se a ideia de densidade à consistência de uma produção, raciocínio ou corpo, dadas suas características mais ou menos fluidas ou compactas e concentradas. Em especial, pode-se citar o processo pelo qual um corpo flutua ou afunda em um líquido – situação, neste caso, ligada diretamente à noção científica de densidade.
Formalmente, denomina-se densidade (d) a propriedade física (isto é, que não envolve transformações da composição do material em estudo) definida como uma razão entre a massa do corpo (m) e o volume por ele ocupado (V). Em símbolos: (1)
Tal conceito, ao contrário do que pode parecer, envolve, por exemplo, noções como compressão e empacotamento de átomos, algo de amplitude muito maior do que uma simples operação aritmética. (2)
2. RESUMO E OBJETIVOS
O experimento apresentado neste relatório visa determinar a densidade de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) a partir de medições em balança analítica eletrônica e de três instrumentos volumétricos diferentes (bureta, pipeta volumétrica e picnômetro) no intuito de identificar as discrepâncias entre as leituras e o material mais indicado para a referida