Relatório Miscibilidade
Miscibilidade
Eduarda
Isabela
Maria Laura
Resumo
No presente relatório será abordado conceito e teoria de misciblidade, polaridade, sistema homogêneo e heterogêneo e também analisada a miscibilidade de substâncias como etanol, butanol, querosene e água.
Será analisada a porcentagem de álcool na gasolina e se esta está dentro dos limites especificados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível)
Introdução
A primeira etapa do experimento realizado consistiu na mistura das substâncias afim de verificar a miscibilidade.
Miscibilidade é a propriedade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem entre si com maior ou menor facilidade, formando uma ou mais fases.
Quando formam-se mais de uma fase na mistura , chama-se mistura heterogênea, enquanto quando forma-se apenas uma fase, chama-se mistura homogênea ou solução.
O fato das substâncias se misturarem está diretamente relacionado a polaridade da molécula. Quando as moléculas das substâncias são polares ou apolares,a mistura é homogênea, entretanto se as moléculas de uma substância forem polares e as moléculas da outra forem apolares, a mistura é heterogênea, ou seja, semelhante dissolve semelhante. Definimos a polaridade de uma substância através da geometria molecular e da eletronegatividade dos átomos envolvidos na ligação.
A segunda etapa do experimento consistiu na medição de 20mL gasolina e posteriormente na adição de água, para assim verificar o volume final de gasolina e de água+álcool e assim calcular a porcentagem de álcool presente na gasolina.Como a água e o álcool são substâncias polares, eles se misturam formando uma fase e a gasolina se torna outra fase, obtendo-se assim um sistema heterogêneo.
Parte experimental
Materiais
Béquer de vidro com capacidade de 100ml
Proveta de vidro com capacidade de 50,00ml
Pissete de plástico
Bastão de vidro
Tubos de ensaio
Reagentes
Água