Calculo densidade
Nadiege Reginatto B79DHD-0
Sandro Löff Dos Santos B6952A-7
Renan André de Oliveira Soares B8040G-5
Walter Ferreira Brito Neto B84FFF-2
Física Experimental
Prof: MSc. Adriano Lobo
Cálculo de Densidade
Brasília 2013
1. Resumo
Com o objetivo de determinar a Densidade de diferentes sólidos, foi realizado em laboratório um experimento, onde foram medidos e pesados alguns objetos sólidos, com o intuito de encontrar a massa e volume dos mesmos, para posteriormente calcular a densidade, utilizando o valor de várias medições foi calculado o erro experimental, ou seja, a soma do erro sistemático com o erro aleatório, ambos considerados incertezas associados às medidas.
2. Introdução
A Densidade de um corpo é determinada pela sua quantidade de massa, dividido pelo volume que esta massa ocupa. Pode ser também chamada de massa volumétrica, pois mede o grau de concentração de massa em determinado volume. A massa específica, apesar de ser definida de forma análoga à Densidade, é relativa a um material e não a um objeto, ou seja, é propriedade de uma substancia. Existem alguns fatores que interferem no cálculo da Densidade. Com aumento de temperatura a matéria se expande aumentando seu volume e ao se diminuir a temperatura, diminui o mesmo, interferindo na Densidade volumétrica.
O experimento realizado é baseado em medidas que grosso modo, é uma comparação com algo que é padrão. Toda medida está sujeita a um erro por limitação do instrumento ou da pessoa que está medindo. Além de calcular a Densidade um dos objetivos do experimento foi determinar esse Erro, chamado de Erro experimental que é a soma do Erro sistemático com o Erro Aleatório.
Materiais utilizados
• Cilindro pequeno, médio, e grande, esfera, e