Técnicas de negociação
Definições de negociações
Segundo Shell, negociar é uma forma básica especial de comunicação humana, porém nem sempre percebemos que estamos praticando. Uma negociação é um processo de comunicação interativo que pode ocorrer quando queremos algo de outra pessoa ou quando outra pessoa quer algo de nós.
Para Sebenius, negociar é um processo em que se tem um problema e busca-se resolver em conjunto, por intermédio de elementos, criar, reivindicar e sustentar um valor ao longo tempo, mas a maneira como esse problema é resolvido mistura-se ciência e arte, porque é muito criativo e oportunista. Miranda (200:18) afirma que há dois tipos de negociação: as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo a cooperação é igualmente importante.
Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de acordo nas situações em que existem interesses comum, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições (Wanderley, 1998: 21).
Negociar é o processo de buscar aceitações de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais (Junqueira 1995: 12).
Etapa 02, passo 02.
Introdução
A negociação se faz na vida do ser humano desde os primórdios de sua existência, um exemplo não tão distante de nossos dias são os portugueses que trocavam com os índios espelhos, relógios, pentes e outros objetos, a troco de ouro e outras especiarias, caracterizando uma técnica de negociação. Nos dias de hoje com a globalização e a velocidade das informações temos a necessidade de negociar a todo o momento, pois trata-se de um processo que envolve objetivos, tomadas de decisões, criatividade, comunicação e a capacidade de administrar conflitos.