Responsabilidade na construção civil
CURSO ENGENHARIA CIVIL
Responsabilidade Civil na Construção Civil
Campo Grande – MS
Abril – 2013
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo conhecer as responsabilidades técnicas de um profissional da construção civil perante a uma construção, seja ela residencial ou comercial, térreo ou sobrado. Principalmente, se ocorrer algum dano, nesse caso um desabamento predial. Porém é imprescindível que seja feita uma análise profunda de toda situação, pois somente assim as providências cabíveis serão tomadas.
RESPONSABILIDADE
A vida em sociedade somente é possível através dos relacionamentos entre pessoas. Todos os atos praticados implicam em assumir seus efeitos.
De acordo com os princípios morais e éticos, a pessoa que agir de forma errada, estará diante de uma responsabilidade moral. Já, diante da responsabilidade legal, se a pessoa agir de forma errada estará em desacordo com as regras estabelecidas em leis e regulamentos, podendo ter de cumprir penalidades.
A relação entre engenheiro e cliente é contratual, de um lado quem solicita e tem um desejo e do outro alguém que possui os conhecimentos necessários para prestar esse serviço, no caso o engenheiro.
Responsabilidade Técnica ou Ético-Profissional
Todos os profissionais que executam atividades específicas das áreas tecnológicas devem assumir responsabilidade técnica por todo trabalho que realizam.
A responsabilidade técnica deriva de imperativos morais, de preceitos regedores do exercício da profissão, do respeito mútuo entre os profissionais e suas empresas e das normas a serem observadas pelos profissionais em suas relações com os clientes. Resulta de faltas éticas que contrariam a conduta moral na execução da atividade profissional. Essas faltas estão previstas