Introdu O Relat Rio De Calculo De Densidade
O cálculo da densidade é muito comum e importante para a engenharia sendo usado, por exemplo, para o cálculo de massa de um determinado sólido, carga devido ao peso próprio dentre outras.
Pode-se calcular a densidade de metais através do método da pesagem em que se divide sua massa pelo seu volume como é mais usual ou através dos sistemas cristalinos, sendo este o método mais preciso.
A densidade de um solido é em função da temperatura e, principalmente, da natureza da sua estrutura cristalina sendo que os diferentes polimorfos de um material exibem diferentes densidades. A densidade também é inversamente proporcional ao volume, que significa que quanto menor volume maior será a densidade.
Com o método de calculo de densidade, podemos observar a qual estrutura cristalina o material utilizado é classificado. A partir dessa classificação (CCC, CFC e HC) observamos qual e a sua propriedade e se essas propriedades estão diretamente relacionadas ou se existem diferenças significativas de propriedades. Cada classificação tem uma formula que liga o comprimento da aresta do cubo e o raio atômico do elemento.
A partir das equações do FEA para os CCC e CFC, tanto para cristais metálicos ou iônicos, pode-se determinar o volume da célula unitária. O número de átomos por célula unitária, facilmente identificável, permite o cálculo de sua massa. Simultaneamente, estas duas grandezas permitirão calcular a densidade.
Os elementos possuem valores tabelados de densidade, sendo assim quando se encontra a densidade de determinada liga metálica pelo método da pesagem e se compara com a densidade tabelada dos elementos que a constitui pode-se estimar o nível de impureza da liga, que é o objetivo do presente relatório.
Bibliografia
Livro Ciencia e Engenharia de Materiais uma Introducao https://kaiohdutra.files.wordpress.com/2010/10/aula-2-estrutura-cristalina.pdf http://www.brasilescola.com/quimica/densidade.htm