Relatorio De Fisica 3 Calculo De Densidade
Eduardo Souza de Aquino C68JDH-2
Felipe Raffael de Sousa Pinto C684BC-1
Jackson Cardoso da Silva C606CC-8
Jhefferson O. Silva B871EF-9
Lab. De física, Prof. Erondina, Turma A3 (S30 e P30)
13 de maio de 2015
Introdução
Densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. A densidade ou massa específica é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (seja ele sólido, liquido ou gasoso). Matematicamente, a expressão que utilizamos para a densidade é dada por:
Conforme observa-se na fórmula da densidade, vemos que ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será sua densidade.
Assim para calcularmos o volume, cada material possui uma formula, como utilizamos um cubo de prata, de cobre, um cilindro e uma esfera, segue abaixo a formula de cada um deles.
Considerando que o cubo possui todas as arestas de tamanhos iguas utilizamos apenas uma medida que corresponde na seguinte expressão:
A formula utilizada para calcular o volume do cilindro de alumínio é:
O volume da esfera depende do tamanho do raio, que é a distancia do centro da esfera a extremidade, utilizando nesse experimente a seguinte equação para determinar o seu volume:
Procedimentos / Resultados
Seguindo o esquema proposto no roteiro experimental, utilizamos os seguintes materiais: um cilindro, uma esfera e cubos de prata e cobre, com objetivo de determinar a densidade desses diferentes sólidos. Para este procedimento foi utilizado um paquímetro, um micrometro e um régua para medir as dimensões, foi utilizado também uma balança de precisão para obter o peso dos materiais. Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia, de acordo com a temperatura e a pressão, isso significa que consequentemente