Medidas Indiretas e Propagação de Erros
Disciplina: Laboratório de Física I
Prática 2
Medidas Indiretas e Propagação de Erros
Docente: Profa. Adriana De Oliveira Delgado
Aluno:
Salvador Luiz Malagó Jr. RA 563544
1 - Resumo Sabendo que a densidade de um corpo é a relação entre sua massa e seu volume, é possível concluir que, ela depende da medição de duas grandezas, para que possa ser mensurada, logo, a densidade pode ser entendida como uma medição indireta. Foram efetuadas medições de massa e dimensões em alguns corpos de prova, de diversos formatos e materiais. A partir destes dados coletados, foram elaboradas tabelas, para o desenvolvimento do estudo de medidas indiretas e propagação de erros. Comparou-se os resultados obtidos através das medições, com dados teóricos, no intuito de compreender de que forma os procedimentos experimentais podem afetar os resultados obtidos. 2 - Introdução Teórica Uma grandeza física experimental,deve ser determinada a partir de medição e o resultado é sempre uma aproximação para o valor verdadeiro da grandeza. Os objetivos da teoria de erros consistem em determinar o melhor valor possível para a grandeza a partir das medições e determinar o quanto o melhor valor obtido pode ser diferente do valor verdadeiro. O melhor valor para a grandeza (mensurado) deve ser o mais próximo possível do valor verdadeiro e poder ser chamando também de melhor estimativa ou, simplesmente, valor experimental para a grandeza física. [1]
Erros aleatórios podem prejudicar a medida realizada para cima ou para baixo e isso ocorre de uma forma aleatória de modo que, se forem realizadas muitas medições, aproximadamente metade das medidas estará acima do valor real e metade abaixo.
Sendo assim, uma forma de se obter o melhor valor possível para a medida é calcular a media aritmética (Zm) dos valores medidos experimentalmente, isto é:
Na qual n é o número