Medições diretas, indiretas e propagação de erros
INTRODUÇÃO: Um aspecto importante da Física, Química, Engenharia, assim como outras disciplinas experimentais, é que elas são quantitativas, isto é, suas teorias fundamentam-se na medição de grandezas. Medir uma grandeza física significa comparar esta grandeza com uma outra grandeza do mesmo tipo escolhida como termo de comparação ou padrão.
Quando comparamos uma grandeza com sua unidade correspondente, dizemos que foi efetuada uma medição direta da grandeza. Já a medida indireta é quando esta é obtida através de relações matemáticas entre ela e outras grandezas, das quais ela depende e que são medidas diretamente. Muitas vezes a medida de uma grandeza só pode ser obtida desta forma. É evidente que isto se refletirá no valor da grandeza subordinada, cuja incerteza dependerá das incertezas das medidas diretas. O estudo quantitativo desta questão é usualmente chamado de Propagação de Erros. PROCEDIMENTO:
O experimento foi realizado no laboratório utilizando um paquímetro, e outros três cilindros, dentre eles: um sólido, um com um furo e outro vazado. Então foi medido as dimensões dos cilindros e o resultados anotados.Logo após foi calculado a incerteza de cada medida e determinado o volume de cada uma das peças. E em seguida calculou-se o desvio relativo do volume.
Formulas utilizadas para o calculo dos volumes:
V = (πD 2H)/4
Ve = (πDe2 He)/4
Vi = (πDi2 Hi)/4
V = Ve - Vi
Formulas utilizadas para o calculo dos desvios relativos dos volumes:
ΔV/V = (2ΔD)/D + ΔH/H
ΔVe/Ve = (2ΔDe)/De + ΔHe/He
ΔVi/Vi =