fisica
Prática: Densidade
Nomes:
1. Introdução:
A densidade ou massa específica é uma característica própria de cada material. Sendo calculada a partir da medição da massa e do cálculo do volume em uma relação de razão.
O cálculo da densidade é uma medida indireta como a do volume, pois ambas dependem da medida de outras grandezas. Como, por exemplo o volume da esfera:
Sendo assim, deve-se propagar o erro das medidas diretas para as indiretas.
2. Objetivo:
2.1. Calcular a densidade de objetos através de medidas diretas da massa e medidas indiretas do volume, por medições diretas de largura, diâmetro, comprimento e altura de acordo com o formato do objeto.
2.2. Discutir a precisão dos diferentes instrumentos de medida, verificar se os valores encontrados são condizentes com o esperado de dados experimentais já definidos.
2.3. Calcular a propagação de erros em medidas indiretas.
2.4. Aprender a usar o paquímetro e a balança.
3. Procedimento experimental:
Com o auxílio de paquímetros e balança de alta precisão foram feitas medidas de objetos esféricos, cilíndricos e retangulares. De maneira onde foi medido o diâmetro, a largura, a altura e o comprimento de cada um dos objetos pelo paquímetro, numa precisão de 0.05mm e medindo a massa pela balança numa precisão de 0.01g.
O paquímetro deve ser olhado de uma posição frontal para diminuir a probabilidade de erro sistemático e a balança deve ser colocada numa superfície sem tremor para evitar um desvio da medida e zerada no seu estado atual.
Deve ser feito a propagação do erro a partir da fórmula:
Onde é o número de medidas, ∂ é a derivada parcial de em função das variáveis em que depende, multiplicado pelo erro da medida (∆) correspondente.
4. Materiais:
- Paquímetro;
- Balança de alta precisão;
- Conjunto de densidade;
5. Fórmulas:
Esfera:
Cilindro:
Paralelepípedo:
Densidade: