peça elefante
Dentre os cinco sentidos do corpo humano, iremos tratar aqui apenas de um. Todos nós sabemos que a visão, o tato, o olfato, a audição, assim como o paladar irá nos reportar a algum tipo de emoção. Que reações podemos ter com distintos sabores experimentados? O que nosso paladar pode trazer de positivo numa cena?
O corpo humano é simplesmente uma máquina incrível. A cada estímulo recebido através das papilas gustativas pelo doce, salgado, amargo, azedo ou adstringente causam uma reação diferente em nosso organismo. Sendo assim, podemos expressar com mais verdade nossas perfomances artísticas. Posso citar alguns exemplos: A sensação do salgado causando firmeza nos passos, energia nos movimentos, olhos mais vivos e sem falar também do aumento da pressão arterial sanguínea que aumenta significativamente, gerando uma respiração mais acelerada e diminuição da saliva. O amargo gera um diminuição do tom e o embargo da voz, passos menos enérgicos e podendo gerar uma energia negativa no ambiente. Deve-se tomar o devido cuidado com essa reação, pois o público necessita entender o que está sendo pronunciado. O azedo pode trazer uma espécie de inquietação e ódio ao mesmo tempo. O doce como o próprio nome diz, reporta a momentos felizes, sensação de liberdade, alívio, leveza no corpo e no ambiente.
Concluo dizendo que todo ator deve internalizar todas essas reações para que o mesmo possa transmitir com fidelidade a emoção da cena. E o mais interessante nisso tudo é saber que a nossa mente funciona como um botão que pode acionado a qualquer momento e assim modificando a sensação e posteriormente a ação.