Demencia
Campus Académico de Silves
Licenciatura em Enfermagem
Ano lectivo 2011/2012
2º Ano/ 1º Semestre
DEMENCIAS
Aluno: Ângela Correia nº 343
Silves 2011
Demência
Definição e tipo
A demência é provocada por lesões nas áreas cortical e subcortical do cérebro, onde residem as funções intelectuais superiores, como a consciência, a elaboração da linguagem, a automatização dos movimentos, a memória e a aprendizagem. Como estas lesões podem ser, de acordo com as suas características, originadas por diferentes situações, existem vários tipos de demência. Em suma demência é um comprometimento cognitivo, irreversível e progressivo do intelecto e comportamento do utente, que vai provocar restrição gradual nas AVD's.
Quando nos referimos a demências, podemos nos estar a referir a diferentes patologias. Abaixo segue-se a descrição de algumas das mesmas.
A - O tipo de demência mais frequente é a doença de Alzheimer, na qual o cérebro apresenta uma quantidade considerável de pequenas lesões irreversíveis, que vão alterar a estrutura e funcionamento das células nervosas. Os mecanismos e as causas desta doença são muito complexos e ainda não são exactamente conhecidos. No entanto, é conhecida uma certa predisposição genética para se sofrer da doença, já que é muito mais frequente entre algumas famílias do que na população em geral.
B - Um outro tipo muito frequente é a demência multi-enfartes, em que o cérebro apresenta inúmeras áreas afectadas por enfartes, ou seja, zonas de tecido morto provocado por uma insuficiente perfusão. As causas mais frequentes destes enfartes múltiplos são a hipertensão, a aterosclerose (formação de placas de ateroma nas artérias encefálicas) e os acidentes vasculares cerebrais.
C -.Por fim, numa menor proporção de casos, a demência é provocada por outros problemas, como o alcoolismo, tumores cerebrais, insuficiência hepática ou renal, doença de