Demência
Graduação em Medicina
Trabalho de Práticas na comunidade IV – Saúde do Idoso
Betim
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Medicina
TRABALHO DE PRÁTICAS NA COMUNIDADE IV
Trabalho apresentado à disciplina Praticas na comunidade IV – Saúde do idoso, do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, referente à doenças crônicas degenerativas do SNC - Demências
Betim
2014
Introdução
A síndrome demências é caracterizada por declínio cognitivo adquirido, cuja intensidade é capaz de interferir nas atividades profissionais e sociais da vida diária do indivíduo. Segundo Gyuricza, a definição de demência é:
“Demência é a perda progressiva das funções cognitivas e emocionais de uma pessoa, com impacto em sua relação com o mundo, em geral com prejuízo à sua qualidade de vida. Caracteriza-se por distúrbios de memória associados a comprometimento do raciocínio lógico, da orientação espacial, da afetividade, da linguagem, das habilidades construtivas e de outras funções cognitivas, como capacidade de aprendizado, pensamento abstrato e julgamento.”
Demências
As demências ocorrem mais freqüentemente em indivíduos idosos, e a prevalência de demência dobra a cada cinco anos a partir dos 65 anos de idade. O envelhecimento populacional é um processo mundial e, como resultado, as conseqüências socioeconômicas relacionadas aos quadros demências, que já são enormes, se tornarão ainda maiores em decorrência desse processo. As diferentes causas de demência podem estar relacionadas não apenas a quadros neurológicos primários, mas também a condição médica sistêmica, a efeitos persistentes de abuso de substâncias, ou à combinação desses fatores.
O diagnóstico de demência é essencialmente clínico. Devemos suspeitar de quadro demencial quando o