DEMENCIAS
Demência é um termo geral para várias doenças neurodegenerativas que afetam principalmente as pessoas da terceira idade. Essa patologia pode ser descrita como um quadro clínico de declínio geral na cognição como também um prejuízo progressivo funcional, social e profissional, sendo uma condição em que ocorre perda da função cerebral. Demência é, portanto, uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas que pode ter diferentes causas.
SINAIS E SINTOMAS
É um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, levando a problemas cognitivos, de memória, raciocínio e afetando, também, a linguagem e problemas comportamentais, caracterizado por agitação, insônia, choro fácil, comportamentos inadequados, perda da inibição social normal, alterações de personalidade. Perda das habilidades, tais como, organizar os compromissos, dirigir, vestir a roupa, cuidar da vida financeira, cozinhar, entre outros.
Devemos estar atentos aos sintomas diários dos nossos idosos, os principais e mais apontados são: redução da capacidade de memorizar coisas novas como nomes de pessoas, ruas ou transmitir recados; diminuição do tempo de atenção, parecendo estar aéreo durante grande parte do dia; dificuldade para executar tarefas domésticas simples; desorientação no tempo e no espaço, frequentemente não sabe o dia em que estamos e o nome de ruas próximas à que reside; problemas com matemática simples, normalmente atrapalha-se com pagamentos simples e conferência do troco; dificuldade de expressar pensamentos, frequentemente as palavras somem ou estavam na "ponta da língua"; guardar objetos em lugares errados, por exemplo, colocar o telefone na geladeira; humor inconstante, variável e imprevisível; diminuição do desejo de fazer coisas e conhecer pessoas.
CAUSAS
As demências podem ser agrupadas em dois grandes grupos: as reversíveis e as irreversíveis ou degenerativas.
As demências do tipo irreversível também são progressivas, ou