Demência
1. INTRODUÇÃO 4
2. ASPECTOS MÉDICOS: DEMÊNCIA 5 2.1 Conceito 5 2.2 Etiologia 6 2.3 Diagnóstico 7 2.4 Tratamento 10
3. ASPECTOS PSICOLÓGICOS 13 3.1 Aspectos Psicológicos em cuidadores de Idosos com Demência 16
4. ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS 19
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24 1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo retratar sobre a demência, que é uma síndrome causada por distúrbios crônico-degenerativos do cérebro. Seu diagnóstico é feito a partir de teste de rastreio, teste que avaliam diferentes componentes do estado cognitivo e também uma avaliação neuropsicológica. Para o diagnóstico diferencial ou etiológico são realizados exames laboratoriais e de neuroimagem. O tratamento para pessoas com esta doença ocorre por meio de intervenções farmacológicas, não farmacológicas e terapêuticas, não podemos nos esquecer da suma importância dos familiares e/ou cuidadores.
Também falaremos de dois aspectos muito importantes: os neuropsicológicos que são apresentados devido às falhas nas funções cognitivas, alterando a memória do indivíduo portador da doença, sua linguagem se torna empobrecida e sua percepção espacial em relação a tempo, lugares fica comprometida fazendo com que ele se perca mais facilmente, mesmo estando em um lugar já conhecido.
E por fim os aspectos psicológicos, identificando os pacientes com quadro de transtorno da personalidade, com características de: apatia, agressividade, isolamento social. Podendo a partir destas manifestações psíquicas desencadear um quadro de depressão prolongada. A importância de um diagnóstico precoce, da preparação dos profissionais envolvidos nesta investigação é a necessidade de integração entre eles para que tanto o demente, quanto seu grupo familiar ou de cuidadores estejam amparados para as mudanças comportamentais que envolvem a doença. 2. ASPECTOS MÉDICOS: DEMÊNCIA
2.1 CONCEITO
Demência é uma síndrome caracterizada