cancer
1. Câncer
O câncer, também conhecido como doença crônico-degenerativa, é caracterizado por um crescimento excessivo e desordenado de células. Essa proliferação anormal de células conhecida como neoplasia pode ter como fator gerador, de 5% a 10%, origem hereditária de genes relacionados ao câncer. No entanto, há a incidência de fatores químicos, físicos ou biológicos que se acumulam causando a neoplasia. (WASHINGTON DC, 2007; World Cancer Research Fund/ ADAMI HO,2001; Primary and secondary prevention in the reduction of cancer morbidity and mortality).
Consideram-se fatores químicos substâncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pelas vias respiratórias, ou que, tenha contato com a pele ou serem absorvidos por ingestão. Esses elementos químicos são encontrados na natura, como em forma sólida, líquida ou gasosa. Tem um grande impacto na saúde da população em razão da poluição e da contaminação dela decorrente.
Consideram-se fatores de riscos físicos diversas formas de energia a que possam estar exposta a população, como por exemplo, ruídos, temperaturas elevadas, materiais cortantes, radiações, entre outros.
Consideram-se fatores biológicos as bactérias, os fungos, os vírus, parasitas, entre outros. Algumas pessoas que não herdaram geneticamente algum tipo de câncer podem desenvolvê-lo através de alterações genéticas causadas por esses agentes. (http://www.caunesp.unesp.br/eventos/Palestra_Carcinogenicos_jun_2011/APOSTILA.pdf)
Populações que migram de sua origem apresentam mudanças nas taxas de incidência do câncer, o que demonstra que fatores ambientais também pode ser fator gerador para a neoplasia. (WASHINGTON DC, 2007; World Cancer Research Fund)
1.2. Câncer de Mama
Dentre os variados tipos existentes de câncer, o câncer de mama é o segundo mais frequente entre as mulheres, índice que vem aumentando devido a industrialização, a urbanização e principalmente a inserção cada vez maior da mulher no