TIPOS-DE-PROPULSÃ...E-MOTORES
1546 palavras
7 páginas
CAPITULO 3 -TIPOS DE PROPULSÃO.A força de propulsão para o deslocamento de uma aeronave é obtida através da aceleração de uma determinada massa(m) de um fluido. Este fluido pode ser o ar, os gases de combustão ou ambos. Isto é sem duvida a aplicação das leis de Newton, para se criar deslocamento em um corpo é necessário aplicar sobre esse ele uma força, que é a relação entre a massa do corpo e a aceleração a ele imprimida, logo: F= m.a, onde {m = massa do corpo e, a = (aceleração)}. Convencionalmente diz-se que existem três tipos de propulsão, a de reação direta (propulsão a jato), a de reação indireta (propulsão a hélice) e a propulsão mista.
Propulsão a jato O motor a jato é uma máquina que transforma a energia contida no ar e no combustível em energia cinética e energia mecânica. Parte da energia cinética é transformada em mecânica pela turbina para fazer o motor funcionar, o restante da energia cinética dos gases vai gerar a força propulsiva na descarga.
Propulsão a hélice Neste tipo de propulsão, a força propulsiva é obtida pela pequena aceleração (a) imprimida a uma grande massa (m) de ar devido ao diâmetro da hélice. O exemplo clássico desse tipo de propulsão é o motor convencional a pistão e a hélice por ele acionada.
Propulsão mista
É mais complexo que o turbojato, pois a seção de turbina deve ser muito bem dimensionada, pois além de acionar o compressor do motor, aciona a hélice sendo necessário um número maior de rodas de turbina para essa finalidade, como a RPM das turbinas é muito alta entre elas e a hélice haverá obrigatoriamente uma caixa de redução de velocidade.
Motores de propulsão direta e suas características. Turbojato - é o motor a reação mais simples, projetado para que a turbina extraia da energia cinética contida nos gases, somente o necessário para gerar a potência que acionara o compressor, o que