Dell
Nesse estudo de caso se escolheu a empresa norte-americana Dell, caso interessante de ser analisado pelo seu pioneirismo. A empresa Dell foi fundada justamente numa época de mudanças de paradigmas de gestão e de tecnologias, precisamente na década de 80. E se considera como uma cadeia jovem em termos de competição com relação aos seus concorrentes como a IBM, a HP, a COMPAQ e entre outras cadeias que já existiam há décadas no mercado.
Por longa data, a Dell se manteve na liderança do mercado mundial de computadores pessoais, impondo constantemente inovações e acelerando a velocidade evolutiva do setor. Na atualidade permanece entre as melhores cadeias de suprimentos do seu segmento e permanece na liderança, por exemplo, no segmento institucional no Brasil.
Empresa foco: Dell computadores
A empresa norte-americana Dell Computadores, fabricante de sistemas de computadores foi fundada na cidade de Round Rock, no Texas. Na atualidade possui mais de 60 mil colaboradores, espalhados pelo mundo, sete fábricas, incluindo uma fábrica no Brasil para atender toda a América Latina. A empresa vende seus produtos e serviços em mais de 170 países e territórios e seu faturamento ultrapassa a dezenas de bilhões de dólares anuais.
A empresa surgiu em 1984 com um capital inicial de US$ 1.000,00 e uma ideia sem precedente na área de computadores pessoais: eliminar intermediários que agregassem pouco valor para os produtos e vender sob medida para os clientes comercializando diretamente com os usuários finais.
Nesse sentido, a empresa contribui em uma série de inovações não somente em termos de produto, mas principalmente de estratégias e na configuração de gestão de sua cadeia de suprimentos. Para Fleury (2002), a cadeia de suprimentos Dell é certamente uma das cadeias que mais avançou no conceito de SCM, ao estabelecer um esquema de distribuição direta, oferecendo customização em massa e um grau tão avançado de parceria nas