Calculo Integral
Usa-se calculo de integral para calculos estruturais, para determinação de trabalho e energia gastos por um automovel ou qualquer maquina seja ela termica, eletrica ou mecanica. Usa-se também para calcular a receita que uma empresa obtem em determinado periodo de tempo fora outras aplicações que me fugiram a memória agora. Ou seja estude bem esta parte da matéria caso esteja cursando alguma carreira da area de exatas ou cientifica.
Como surgiu o Cálculo Diferencial e Integral?
Com Isaac Newton
Ele tinha uns 24 anos e estudava numa universidade da inglaterra quando houve uma epidemia transmitida por ratos em todo o país. Todos os estudantes foram então enviados para suas casas. Sem ter o que fazer por meses, se trancou no quarto e revulocionou a física. Dentre as suas descobretas estava o desenvolvimento do cálculo, a lei da gravitação universal e desenvolvimentos no campo da óptica.
Conforme consta em http://astro.if.ufrgs.br/bib/newton.htm :
O talento de Newton emergiu com a chegada de Isaac Barrow (1630-1677), para a cadeira Lucasiana de matemática em Cambridge.
Seu gênio científico despertou quando uma epidemia de peste fechou a Universidade no verão de 1665, e ele retornou a Lincolnshire. Só em Londres, a peste vitimou mais 70.000 pessoas. Lá, em um período de menos de dois anos, Newton que ainda não tinha completado 25 anos, iniciou a revolução da matemática, óptica, física e astronomia.
Durante sua estada em casa, ele lançou a base do cálculo diferencial e integral, muitos anos antes de sua descoberta independente por Leibniz (Gottfried Wilhelm von Leibniz, 1646-1716). O "método dos fluxions", como ele o chamava, estava baseado na descoberta crucial de que a integração de uma função é meramente o procedimento inverso da diferenciação. Seu livro De Methodis Serierum et Fluxionum foi escrito em 1671, mas só foi publicado quando John Colson o traduziu para o inglês em 1736.
Com a