DELFOS
4.1
Método
Escolha do método
Com o objetivo principal de efetuar um estudo e uma avaliação das diferentes tendências da indústria de seguros na França e como irá evoluir o posicionamento dos bancos naquele setor, foi para tanto utilizado o método Delfos. Este método já tem sido utilizado com sucesso em estudos similares com o objetivo de desenhar tendências em diversos tipos de
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0212194/CA
indústrias e na maior parte dos campos de conhecimento humano.
A indústria de seguros se apresenta, à primeira vista, bastante abrangente e com uma importância crescente na economia francesa. Contudo, ela é complexa e devido a todas variáveis existentes, muitas incertezas limitam uma melhor visão das tendências futuras.
Ela é composta por grande número de diferentes famílias de seguros e segmentos de clientes, distintos processos de fabricação dos produtos, variados canais de comercialização de produtos e é sensível a fatores ambientais como, por exemplo, o governo. Além disso, o processo de transformação dessa indústria e do posicionamento dos bancos se encontra em plena mutação devido à desregulamentação do setor, à preocupação com a aposentadoria pelos cidadãos franceses (e assim o tema da previdência complementar), aos avanços tecnológicos e à entrada dos bancos em cada vez mais novos nichos em seguros.
O método Delfos é apropriado na busca por previsões diante da grande incerteza do futuro.
Logo, ele se mostra adequado para tentar traçar as principais tendências do mercado de seguros na França e sobretudo em como se dará à evolução dos bancos nesta indústria por permitir traçar tendências diante de todas incertezas do futuro desta indústria.
56
4.2
Origem e uso do método Delfos
Originado nos Estados Unidos no início dos anos 60, graças aos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores da Rand Corporation, Olaf Helmer e Norman Dalker, o método Delphi ou também em português Delfos tinha o objetivo original de desenvolver uma técnica