Atps Banco De Dados
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Banco de Dados
Prof.: Edson Feitosa
Integrantes do Grupo:
Renan RA: 9897542271 2°Semestre
Jadson RA: 9858505322 2°Semestre
Rafael RA: 8871409708 2°Semestre
Lindomar RA: 9902005495 3°Semestre
Franciele RA: 8075862409 3°Semestre
Luciana: RA: 9902005495 3°Semestre
Modelo de dados
Uma Coleção de ferramentas conceituais que descrevem dados, relação de dados, semântica de dados e restrições de consistência.
É uma maneira de descrever o projeto de banco de dados no nível físico, lógico e de visão. Pode ser classificados nas categorias:
Modelo Relacional
Modelo Entidade-Relacionamento
Modelo de dados baseados em objetos
Modelo de dados semi-estruturados
Historicamente os modelos de dados Hierárquico e de Rede precedem o modelo relacional.
3 modelos de dados
Modelos de dados conceituais: esses modelos, algumas vezes chamados modelos de domínio, são tipicamente usados para explorar conceitos do domínio com os envolvidos no projeto. Em equipes ágeis, modelos conceituais de alto nível são normalmente criados como parte do esforço inicial do entendimento dos requisitos do sistema, pois eles são usados para explorar as estruturas e conceitos de negócio estáticos de alto nível. Em equipes tradicionais (não ágeis), modelos de dados conceituais são normalmente criados como precursores aos modelos lógicos de dados (MLD) ou suas alternativas.
Modelos Lógico de Dados (MLDs): MLDs são usados para explorar os conceitos do domínio e seus relacionados. Isso pode ser feito para o escopo de um simples projeto ou para uma empresa inteira. MLDs descrevem os tipos de entidades lógicas, tipicamente referenciadas simplesmente como tipos de entidades, os atributos de dados que descrevem essas entidades e os relacionamentos entre as entidades. MLDs são raramente usados em projetos ágeis apesar de normalmente estarem presentes em projetos tradicionais (onde eles