ATPS Banco de Dados
ATPS – Sistemas de Banco de Dados
Etapa I
Guarulhos
2015
FACULDADE ANHANGUERA
Nome (RA: )
Nome (RA: )
Nome (RA: )
Nome (RA: )
Israel Gomes de Omena (RA: 66622369872)
ATPS – Sistemas de Banco de Dados
Etapa I
Relatórios da ATPS da disciplina de Sistemas de Banco de dados, de acordo com a etapa I referente ao 3º Semestre.
Guarulhos
2015
1.0 Introdução
No final de 1960 surgia o primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados, que controlavam o acesso concorrente de vários usuários e processos, este substituiria os primitivos sistemas de arquivos que não tinham este controle. Com o passar do tempo os SGBD´s foram aprimorados a partir de sistemas de arquivos de armazenamento em disco, e utilizam outras formas de representação, ou modelos de dados, para descrever a estrutura das informações contidas em seus bancos de dados. Modelo hierárquico, modelo de redes, modelo relacional (mais utilizado) e modelo orientado a objetos são os modelos de dados usualmente utilizados pelos SGBD´s.
2.0 Sistema de Banco de Dados x Sistema de Arquivos
As aplicações utilizavam sistemas de arquivos do Sistema Operacional, armazenavam seus dados através de interações com a aplicação dificultando a manipulação dos dados pois eram necessários diferentes programas para extrair ou acrescentar registros, ocasionando assim aumento nos custos operacionais. Com o surgimento dos SGBD´s é apenas necessária uma aplicação para tais situações.
Dados e Meta-Dados na Base: Os dados e a descrição correspondente são armazenados nas bases e gerenciadas pelo SGBD. A tecnologia de meta-dados surgiu devido as organizações necessitarem conhecer melhor os dados que elas mantem. São dados que descrevem dados. Os meta-dados proveem uma descrição concisa a respeito dos dados. Os dados podem ser documentos, coleção de documentos, gráficos, tabelas, imagens, vídeo, entre tantos outros.