A profecia do oráculo de delfos: o destino pode ser mudado?
INTRODUÇÃO
“Há muitas maneiras de avançar, mas só uma maneira de ficar parado”
(Franklin D. Roosevelt)
1.1. O Tema Escolhido
Sófocles (496-406 a.C.) nasceu em Colona, na província da Ática e, ainda jovem começou a fazer teatro, interpretando papéis femininos. Sófocles escreveu várias peças, mas infelizmente só restam sete1: Antígona, Ajax, Édipo Rei, Electra,
As Traquínias, Filoctetes e Édipo em Colona.
A obra Édipo Rei, tema escolhido, retrata a vida de Édipo, filho adotado do
Rei de Corinto, que fugiu após ouvir uma profecia. A profecia de Oráculo de Delfos previa que Édipo iria matar seu pai e desposar sua mãe. Temendo o terrível futuro, foge para Tebas sem saber que essa era sua terra natal e acaba cumprindo a referida profecia.
O aspecto interessante é o fato de o personagem, ao saber da profecia, faz de tudo para evitar que ela se cumpra. Contudo, o personagem acabou justamente fazendo tudo como havia sido previsto inicialmente.
1.2. Objetivo do Estudo
O estudo objetiva, por meio da reflexão, analisar e dissertar acerca do tema
“A profecia do Oráculo de Delfos: o destino pode ser mudado?”, abstraído da peça de Sófocles, intitulada Édipo Rei. A análise levará em conta o significado existencial do termo “SER”2.
1 SÓFOCLES. Édipo Rei; Antígona. São Paulo: Martin Claret, 2008 (Coleção a Obra Prima de Cada Autor). p. 17
2 ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Rio de Janeiro: WMF Martins Fontes, 5ª ed., 2007
Capítulo 2
METODOLOGIA
“Se você olha para uma certa coisa de uma certa maneira, pode chegar a uma verdade coerente com essa percepção. Pode não lhe ocorrer a existência de outras percepções com a mesma validade”
(Edward de Bono)
2.1. Introdução
A história contada na peça Édipo Rei de Sófocles implicitamente apresenta um conflito de interesse entre o destino que se apresenta e o destino que se deseja.
A partir de uma análise reflexiva pretende-se interpretar os textos e buscar desvendar o sobre a