Degradação de óleos e gorduras em suínos
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
Digestão de Óleos e Gorduras em Suínos
ANA RAQUEL COLARES NOBRE - 20115004
GABRIELA LIMA DOS REIS - 201150
JOÃO EVANDRO DE SOUZA COUTINHO - 20115015
MÁRIO JORGE RIBEIRO DA SILVA – 20115020
Parauapebas
2012
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
Digestão de Óleos e Gorduras em Suínos
DISCENTE: MSc. LUCAS ABUD MSc. FRANCISLENE
Parauapebas
2012
Sumário
1- Introdução. 2- Conceitos Básicos de Nutrição. 2.1- Anatomia do trato digestivo dos suínos. 2.2- Digestão e Absorção. 3- Lipídios. 4- Digestibilidade das gorduras. 4.1- Fatores que influenciam a digestibilidade dos óleos pelos leitões. 5- Rancidez das gorduras. 5.1- Efeitos da rancidez. 5.2- Fatores que influenciam a rancidez. 5.3- Prejuízos da rancidez para a alimentação do animal. 5.4- Gorduras na alimentação do suíno. 6- Considerações finais. 7- Referências.
1- INTRODUÇÃO
A suinocultura moderna exige, cada vez mais, o uso adequado das tecnologias de produção disponíveis. O desenvolvimento genético de linhagens de suínos, mais produtivas e mais exigentes em ambiente, nutrição e manejo, traz a necessidade de se buscar um maior profissionalismo na atividade, com a adoção de tecnologias e procedimentos que maximizem o desempenho ao menos custo de produção possível.
A alimentação é o componente de maior participação no custo de produção, exigindo uma atenção especial dos suinocultores. Isto implica na escolha cuidadosa dos alimentos, na formulação precisa das rações, e também, na correta mistura dos ingredientes. (At 1: Ademir Otavio Zardo; At 2: Gustavo J. M. M. de Lima. Boletim Informativo de Pesquisa — Embrapa Suínos. Aves e Extensão —