Deformidades da coluna vertebral
Disciplina: Atividade física relacionada a grupos de risco e reabilitação continuada
Deformidades da Coluna Vertebral
Nome: Jane Patrícia Feijó
Seméstre: 7° de 2012
Introdução Quando observamos uma coluna vertebral de frente, em condições normais ela deve ser reta, sendo o tronco dividido simetricamente. No entanto esta mesma coluna observada de lado apresenta curvas que são consideradas fisiológicas (normais). Estas são denominadas de lordose, na região cervical e lombar e cifose, na região torácica, sendo que as mesmas têm convexidades opostas. A presença dessas curvas fornece o equilíbrio adequado do tronco.
Desenvolvimento
- Caracaterísticas das deformidades da coluna vertebral ESCOLIOSE, ESCOLIOSE CONGÊNITA, ESCOLIOSE NEUROMUSCULAR, ESCOLIOSE IDIOPÁTICA,
Lordose,
Cifoses, DORSO CURVO , ESPONDILOLISTESE,
– 1 exercício para cada deformidade.
Hiperlordose cervical
É necessário um trabalho de força na musculatura anterior do pescoço (esternocleidooccipitomastóideo, escalenos e pré-vertebrais) e um trabalho de alongamento da musculatura posterior.
Exercícios: procurar encostar a coluna cervical na parede, contraindo a musculatura anterior do pescoço sem desencostar a cabeça da parede; flexão de pescoço em decúbito dorsal, com a cabeça pendente; flexão de pescoço com auxílio do puxador.
Hiperlordose lombar
Alongar: Tensor da Fáscia Lata, Satório, adutores, ílio-psoas e pára-vertebrais;
Fortalecer: Ísquio tibiais, Abdominais oblíquos, Reto Abdominal e Glúteo Máximo.
Exercícios sugestão: Abdominal remador, encolhimento das pernas fletidas na prancha inclinada, encostar a coluna lombar na parede fazendo movimento de retroversão do quadril, contraindo o abdômen, flexão de tronco com os joelhos fletidos e pés fixos, elevação da cintura escapular do solo, em decúbito dorsal, pernas flexionadas e pés fixos.
Escoliose
Natação também é um bom método uma vez que proporciona relaxamento, alongamento e